A região do Alto Tâmega e Barroso, situada no interior norte de Portugal, é constituída pelos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Em termos geográficos, abrange uma área de aproximadamente 2 922 km2 e regista, de acordo com as projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE), uma população residente de 84 330 habitantes, correspondendo sensivelmente a 2%da população da região Norte de Portugal. Este território constitui uma das vinte e três Comunidades Intermunicipais (CIM) nacionais, fazendo fronteira com outras quatro CIM – Cávado, Ave, Douro e Terras de Trás-os-Montes – e a Norte com Espanha, o que coloca a região numa posição privilegiada tendo em vista possibilidades de promoção de relações transfronteiriças, em especial com a província vizinha de Orense.
No que diz respeito à atividade económica, as atividades agrícola e a agroindustriais detêm um papel de grande primordial no contexto macroeconómico deste território de baixa densidade. Os recursos endógenos, de destacada qualidade, constituem-se como um dos fatores de diferenciação destes municípios, sendo de destacar os produtos endógenos de qualidade reconhecida, muitos dos quais com garantia de Denominação de Origem Protegida (DOP)e de Indicação Geográfica Protegida (IGP), entre os quais se destacam a carne, o mel, o azeite, a castanha, a batata e os produtos de fumeiro e os enchidos, entre outros.
Para mais informações sobre a região pode consultar os seguintes websites: